segunda-feira, 23 de junho de 2014

Os anjos de Mons: o misterioso exército de fantasmas



Um mês após a dura batalha de Mons, na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi publicada no “Evening news”, de Londres, uma notícia que causou tremenda sensação na época e provocou uma controvérsia que ainda dura até os dias de hoje. A notícia, escrita pelo jornalista Arthur Machen, referia como uma pequena força expedicionária britânica, numa desproporção numérica de três para um para o exército alemão, fora aparentemente salva por reforços celestiais. Os anjos de Mons surgiram repentinamente entre os ingleses e os alemães, que se defrontavam nessa batalha. De acordo com a notícia, os alemães recuaram confusos e medrosos.


A batalha foi travada em 26 de agosto de 1914, e quando a notícia foi publicada, entre setembro e outubro, a maioria dos sobreviventes ainda se encontrava na França. No mês de maio de 1915, a filha de um pastor em Bristol publicou na revistinha da paróquia o que dizia ser a confissão de um oficial britânico, sob juramento. Nela, o homem declarava que, quando a sua companhia se retirava de Mons, fora perseguida por uma unidade da cavalaria alemã; o oficial procurou um lugar para os britânicos se abrigarem, mas os alemães os alcançaram.

Esperando uma morte certa, os ingleses voltaram-se e viram, então, para seu espanto, uma companhia de anjos entre eles e os inimigos. Os cavalos alemães, extremamente assustados, fugiram para lados diferentes enquanto os soldados berravam de medo. O capelão do exército, reverendo Chavasse, declarou ter ouvido a mesma história de três soldados que participaram dos pelotões que ficaram próximos a Mons.

Ainda de acordo com o relato dessa revistinha paroquial, o exército celestial escoltou os ingleses por cerca de meia hora até desaparecer tão misteriosamente como havia aparecido. Do lado alemão surgiu a notícia de que os combatentes germânicos haviam recusado a atacar em determinado ponto onde as linhas inglesas tinham sido cortadas, devido à presença de grande quantidade de tropas. Segundo os registros dos aliados, não havia nessa altura um único soldado inglês na área.


Um detalhe muito importante sobre os anjos de Mons é que nenhum deles foi divulgado em primeira mão através das próprias testemunhas do ocorrido. Sempre quiseram manter anonimato, com medo do deboche popular e do impedimento de promoção no exército. Nenhum nome é citado, sempre ficando no nível do incerto: um soldado, um general etc.

Anos depois, o jornalista autor da notícia reconheceu que tudo se passava por fantasia para tempos difíceis, pois ele queria que as pessoas acreditassem em Deus e na intervenção divina – naquela época já diziam que os alemães eram anticristos, e nem imaginavam que coisa pior pudesse vir: a Segunda Guerra, a partir de 1939. Machen terminou sua carreira escrevendo contos de ficção científica e suspense.

O mistério tornou-se, assim, mais intrigante. Apesar do desmentido, muitos soldados confirmaram boatos relacionados à batalha de Mons, e os investigadores do exército chegaram a acreditar que algo sobrenatural houvesse ocorrido lá. Será que eles realmente viram algo sobrenatural, ou apenas reproduziram uma história que lhes agradava?

Os anjos de Mons são personagens folclóricos britânicos e depois de 1915 foram lançados livros, filmes, novelas, documentários. Até mesmo uma ópera foi escrita para relembrar esse fato que mistura guerra e sobrenatural.



2 comentários :

  1. E agora que vai me restituir os minutos de vida que eu perdi lendo essa merda de post?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixa, mas você não que sentar um pouco, vai que cansa né?


      Excluir