quinta-feira, 19 de junho de 2014

Animais mortos no espaço



Uma história espetacular se inicia para o homem quando Neil Armstrong em 20 de julho de 1969 tornou-se o primeiro homem a pisar na lua. Milhões de pessoas assistiram à transmissão do evento e, depois que dele, também deu os primeiros passos à lua Edwin Aldrin, Jr. e os dois passaram mais de duas horas recolhendo rochas lunares que seriam analisadas que estivessem de volta à Terra. Foi um divisor de águas na história da humanidade que passou desde então, a considerar as possibilidades de explorações extraterrestres. 

O que muitas pessoas não sabem, é que certos sacrifícios foram feitos para que os astronautas pudessem viajar no espaço. Os primeiros e desconhecidos exploradores espaciais foram os animais.


Como os cientistas não sabiam o que poderia acontecer com um organismo vivo que saísse da atmosfera terrestre e quais seriam os efeitos da falta de gravidade em um mamífero, como o corpo aguentaria a radiação solar, enfim, era fundamental para que os programas espaciais começassem então, a enviar pessoas à órbita.

Para que não fosse arriscado colocar em perigo a vida dos seres humanos, os Estados Unidos e a Rússia mandaram cães, macacos, chimpanzés e outros animais para o espaço com o objetivo de analisar os efeitos.


Contudo, como estávamos apenas no começo da corrida espacial e o processo de construção das espaçonaves ainda estava em fase de testes, com acertos e erros, qualquer falha nos lançamentos ou processos de reentrada era fatal para os animais.

Entretanto, em alguns casos, as naves espaciais que levavam os animais jamais foram recuperadas, levando-nos a crer que ainda haja naves em órbita, abandonadas em meio ao lixo espacial.


Nenhum comentário :

Postar um comentário