domingo, 8 de junho de 2014

10 BENEFÍCIOS DO VINHO PARA A SAÚDE


Vinho ajuda a circulação sanguínea, isso é fato. Vinho não engorda... Não tão fato assim.

São muitas as verdades e mitos que surgem por aí a respeito do vinho, algumas um tanto exageradas.

Tem gente que supervaloriza, quase como se fosse um remédio, e até usa essa desculpa para beber cada vez mais. Na contramão, há os que abominam, quase sempre focando no fato de vinho ter mais álcool que qualquer cerveja.

Verdade seja dita, vinho é uma bebida alcoólica, e como tal tem seus riscos. Mas também há muitos benefícios. Não fique mais na dúvida! Listamos 10 bons motivos para você continuar a beber aquela taça nossa de cada dia.

1. Um escudo natural

Um escudo natural, é isso o que o vinho faz no organismo. Basta uma taça diária para diminuir em pelo menos 11% o risco de infecção por bactérias que causa uma série de doenças, como úlceras, gastrites, infecções e muitos tipos de câncer. Isso sem falar que o vinho é o único que não afeta o sistema imune!

Isso só para começar a listinha... Está bom ou quer mais?

2. Boa nova para os ossos e veias: adeus dorzinhas, adeus varizes

Cansado daquelas dorzinhas nas “juntas”? Cansada de desentupir as veias todos os anos? Duas taças de vinho por dia, eis a solução. De acordo com estudos de universidades americanas e suecas, beber moderadamente, principalmente em idades mais maduras (a partir dos 40), fortalece os ossos, veias e artérias, prevenindo muitos problemas que podem surgir no futuro (como osteoporose e varizes).


3. Grávidas à vista

Muitos casais talvez nunca tiveram este problema, mas às vezes, engravidar não é assim tão simples. Isso se deve a uma série de características do organismo feminino que podem fazer uma gravidez demorar até um ou dois anos para chegar. Do mesmo jeito que não se sabe por que isso acontece, o Centro de Ciência Epidemiológica Dinamarquês, após um levantamento enorme, constatou que beber vinho regularmente diminuiu quase um terço do tempo de espera entre 30 mil mulheres estudadas.

Ah, mas todo mundo fala para grávidas não beberem, é boato? Não é! Em contrapartida aos benefícios, cada hora com álcool no sangue de uma grávida pode deletar milhares de neurônios do feto em desenvolvimento. E mesmo após o nascimento, o leite materno se torna tóxico para o bebê. A recomendação é evitar qualquer bebida (não só o vinho) durante os dois primeiros anos de maternidade.

4. Engorda ou não engorda?

Talvez o ponto mais polêmico de todos... Afinal, vinho engorda ou não? A resposta pode parecer triste, mas engorda, sim. Mas também, tudo na vida engorda, só água e chá verde que não (e olhe lá).

Mas fique tranquilo, há mais pontos positivos do que negativos nisso tudo. Dentre todas as bebidas alcoólicas, o vinho é que tem menos calorias (se bebido moderadamente, claro). Além disso, é a bebida que menos se transforma em gorduras localizadas – aquela “barriguinha de chope” não é perigo. E para fechar com chave de ouro, o teor alcoólico do vinho – nem tão baixo quanto o de uma cerveja, nem tão alto quanto dos destilados – encoraja o corpo a queimar calorias por até 90 minutos depois de beber!

5. Calma, menino

Sabe quando a gente junta um monte de coisa, fica irritado e do nada explode? Não precisa de calmante nem maracujá, o vinho pode melhorar sua qualidade de vida.

Segundo a escola de medicina da Universidade de Boston, beber com moderação leva a resultados melhores em testes de habilidade, emoção, mobilidade (olha só que interessante) capacidade de entender na meia-idade... Seria isso paciência?


6. Calce os tênis de atleta

O resveratrol, a famosa substância saudável dos taninos, é a “whey protein” do coração. Experimentos de laboratório da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriram que duas taças de vinho por dia aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim. Mas não basta beber e esperar suas glórias – para o efeito funcionar, é preciso se mexer, caminhar e fazer exercícios.

7. Diabéticos e cardíacos, vejam só

O mesmo resveratrol aí de cima tem uma vantagem a mais para as pessoas com tendências a ter diabetes e doenças cardíacas. Além disso, as chances de sobreviver a um ataque cardíaco ficam maiores (não que alguém queira ter um ataque cardíaco para poder sobreviver a ele...).

Como o antioxidante faz tudo isso? Ele pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial. Mas a recomendação é aquela de sempre: duas taças por dia, nada mais, senão outros problemas piores podem surgir.

8. Não está enxergando?

Pois é, a idade vem chegando, e algumas coisas vão indo. A visão é uma delas. Começamos a usar óculos, apertar os olhos, ler de longe... Mas dá para fazer as marcas da idade chegarem um pouco mais tarde, e o vinho é a única (a única!) bebida capaz disso. Beber moderadamente por anos deixa mais lenta a degeneração da retina e ainda previne os riscos de cegueira.


9. Guarde na memória

Não se lembra da data de casamento, mas lembra direitinho o nome, safra e uva daquele vinho que adorou há anos atrás? Isso tem explicação. O vinho ajuda a preservar a memória mesmo na terceira idade. De acordo com o setor médico da Universidade do Arizona, isso acontece porque o vinho previne o sangue de coagular e reduz a inflamação dos vasos, ambos relacionados ao declínio de memória.

10. O remédio do dia seguinte

Quem gosta de vinho, gosta de comida, é fato. Quem gosta de comida, pelo menos uma vez na vida já sofreu com uma intoxicação alimentar, isso também é fato. A cura? Tomar sopinha, comer arroz com legumes, muita água... Tudo isso por muitos dias. Uma coisa que os médicos deveriam recomendar também é uma taça de vinho por dia – ela praticamente mata a bactéria responsável pela intoxicação e deixa muito mais rápida a recuperação.

Um ponto ruim...
Nem tudo é tão bom assim. Homens, sinto lhes dizer, mas ao mesmo tempo em que as substâncias do vinho dilatam e fortalecem os vasos sanguíneos, o que faz muito bem para a nossa circulação, quem sofre são os vasos, digamos, mais íntimos. Acontece que o sangue não precisa fazer uma pressão tão grande quanto normalmente, e isso resulta em menos ereção e performance sexual...

É, pessoal, mais um bom motivo para não “chapar o coco” e sair fazendo o que não devia para depois culpar a bebida – na hora H, pode ser que não funcione.

Mas a maior parte é boa, não é?
Agora que você já sabe o que é fato e o que é balela, não precisa mais ter medo de vinho nenhum. Mas lembre-se: tudo o que é exagerado é ruim, então beba com moderação!


Nenhum comentário :

Postar um comentário