quarta-feira, 16 de julho de 2014

O Som mais Alto Ouvido no Planeta


Em 27 de agosto de 1883 aconteceu a estrondosa erupção do vulcão Krakatoa, com uma força de 100 megatons, o som chegou a 5.000 km de distância. A explosão causou um tsunami de 40 m de altura, que destruíram mais de 150 pequenas vilas ao longo da costa de Java e Sumatra. Foi o som mais alto já registrado na história. 
A ilha era chamada de Krakatoa no Oceano Índico com uma área de 47 quilômetros quadrados, e ficava em uma zona sísmica bem na superfície. Na ilha havia um vulcão de 800 metros de altura a centenas anos, e grupos indígenas o identificavam como um deus do vulcão que pode explodir de raiva, e, assim, às vezes, realizavam rituais e sacrifícios humanos. Até o século XIX, este vulcão era desconhecido da comunidade internacional.
Em meados de Maio de 1883 o vulcão começou a lançar resíduos de lama e cinzas, e em 19 de junho as erupções foram mais intensas, provocando as marés altas. Em 11 de agosto, as erupções já eram muito fortes, causando rachaduras nos lados do cone vulcânico. Ainda assim, ninguém imaginava o que estava prestes a acontecer.


Ao meio-dia de 26 de agosto, o vulcão começou uma das mais espetaculares erupções que já se registrou vulcanologia.
Em 27 de Agosto houve três explosões mais intensas 5:39 - 8:20, que ocorreu às 10:02. Sua força foi equivalente a várias bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. A pequena ilha voou em um milhão de pedaços. A erupção causou maremotos com ondas de 40 metros de altura e viajou milhares de quilômetros, alcançando continentes distantes, e destruindo 150 aldeias. Matou quase 35.000 pessoas.
Diz-se que o ruído era tão intenso que foi ouvido a cinco mil milhas de distância nas áreas de Madagascar e Austrália. Hoje, especialistas afirmam que foi o barulho mais alto ouvido no planeta. Muitos acreditavam que era o Dia do Juízo Final profetizado na Bíblia.
As erupções diminuiram rápidamente e tornou-se inativo depois que a ilha se foi. Quarenta anos depois do desastre, em 1927, tornou-se intenso o movimento de turismo, pois surgiu uma ilha com um cone de 200 metros, que  foi dado o nome do Anak Krakatau, ou "filho de Krakatoa". Geólogos concluíram que é apenas um outro vulcão como o que entrou em erupção em 1883, e que este poderia causar uma explosão tão espetacular como aquele. Fonte



Nenhum comentário :

Postar um comentário