segunda-feira, 28 de julho de 2014

10 das comidas enlatadas mais esquisitas do mundo


Aqui no Brasil encontramos centenas de tipos de produtos enlatados, desde milho, atum, ervilhas, sardinhas, alcachofras, cebolinhas, salsichas e até mesmo feijoada completa. Para nós, tudo isso é muito comum.

Agora, imagine se deparar em uma prateleira contendo latas de geleia de grama, buchada de carneiro, carne de rena ou até uma bebida de ninho de pássaro? Bastante bizarro, não é mesmo? Mas o que é estranho para nós pode ser muito comum em algumas partes do mundo. Confira abaixo dez das comidas enlatadas mais esquisitas encontradas pelo globo.


1 – Bebida de gelatina de grama - Vietnã




No Vietnã, é possível encontrar apenas a gelatina ou a bebida energética com a gelatina de grama saborizada. Apesar de soar estranho (e realmente é), a gelatina de grama é popular em toda a Ásia, especialmente no Vietnã e também na China, Indonésia e Malásia.

Para a produção dessa iguaria, o suco da grama é geralmente prensado a partir de uma combinação de três espécies regionais, sendo que o produto é rico em nutrientes e a bebida com a gelatina é incrivelmente doce.


2 – Carne de rena - Finlândia




Vendida em pedaços ou na forma de patê, a carne de rena é bastante comum na Finlândia, sendo um produto comum e aceitável para eles. Talvez pela analogia com as ajudantes do trenó do Papai Noel, esse tipo de produto é mais vendido durante a época de Natal, quando o seu consumo atinge o maior pico.

Sabe-se que a carne de rena é muito saudável e com baixíssimo teor de gordura, pois hoje esse animal é criado em fazendas onde se alimenta basicamente de ração controlada, musgos e liquens.


3 – Conserva de huitlacoche - México




O huitlacoche é um fungo parasita que infecta o milho, sendo muito conhecido por seus sabores complexos únicos. No entanto, olhando para ele nessa versão em lata é difícil acreditar que algo de gosto bom venha dali daquele "lodo". Conhecido também como carvão-do-milho, esse fungo é considerado uma iguaria gastronômica e atinge valores bem superiores ao próprio milho.

O seu consumo se concentra mais no México, sendo geralmente assado, feito com alho e outros ingredientes, servido também como recheio de tacos e quesadillas. Já na Europa e Estados Unidos, o huitlacoche é componente de preparações sofisticadas em alta gastronomia. Tanto que às vezes recebe o nome de trufa mexicana.  


4 – Bebida ninho de pássaro - Ásia




Você pode estar pensando que Ninho de Pássaro seja apenas o nome de uma bebida feita com ingredientes comuns. Mas, não, ela é realmente produzida com os ninhos das aves que, algumas vezes, podem ser consumidos. Os ninhos de pássaros comestíveis têm sido usados na culinária chinesa há mais de 400 anos.

Quando dissolvido em água, estes ninhos têm uma qualidade ligeiramente gelatinosa e podem ser aromatizados de forma doce ou salgada, podendo ainda ser vendidos como a bebida da imagem. Ainda assim, é bastante esquisito você pensar que está mandando para dentro um ninho que já abrigou pássaros e seus ovos.


5 – Arenque com dente e tudo - Rússia




Mandíbulas assustadoras conservadas em latas formam uma opção um tanto bizarra de alimentação. Imagine abrir o produto e se deparar com esse visual da foto? Isso o que você está vendo são partes dianteiras de arenques vendidos enlatados na Rússia. Os russos, aliás, possuem diversas outras bizarrices em seu cardápio.


6 – Tatu - Estados Unidos




Comer tatu é bom? Bem, aparentemente, o pessoal de uma região norte-americana deve achar que sim. No Texas (EUA), você pode encontrar tatu grelhado ou em forma de patê enlatados.  


7 – Bucho de carneiro - Escócia




Você já ouviu falar da buchada de bode, um prato bastante comum no nordeste brasileiro? Pois o chamado Haggis é como uma versão escocesa dessa receita, mas feita com os miúdos de carneiro e também pode ser encontrada em lata! O prato tradicional da cozinha escocesa consiste num bucho de carneiro recheado com as mais variadas vísceras, misturadas com farinha de aveia. 


8 – Leite equino em pó - Rússia




Por essa você não esperava. Imagine encontrar ao lado daquele leite em pó comum e dos achocolatados uma lata de leite de cavalo (da égua, no caso)? O produto é amplamente consumido na Rússia e na Mongólia. Será que se você fizesse um teste às cegas, notaria a diferença entre esse e o leite de vaca? Vale o convite para quem viajar para esses lugares.


9 – Café da manhã britânico – Reino Unido




O tradicional café da manhã britânico é um tanto pesado, com itens que proporcionam bastante “sustança” para o comensal. Alimentos como feijão cozido, molho de tomate, ovos, salsichas, cogumelos e carne de porco fazem parte dessa refeição. Agora, imagine tudo isso dentro de uma lata só? Pois isso existe e está à venda em diversos lugares do Reino Unido. Uma coisinha leve...


10 – Casulos de bicho da seda sabor barbecue – Coreia e Tailândia




Para fechar com a lista com algo aparentemente delicioso, só que não, que tal fazer um lanche abrindo uma lata de casulos de bicho da seda fritos ao molho barbecue? A “delícia” pode ser encontrada em muitos países da Ásia, principalmente na Coreia e na Tailândia. [fonte]

Nenhum comentário :

Postar um comentário