sexta-feira, 25 de julho de 2014

A história do hot dog


Um dos alimentos mais populares e consumidos no mundo, isso se não estiver em primeiro lugar, é o hot dog (ou cachorro quente no Brasil).  Produto de adoração mundial, só nos Estados Unidos se consomem anualmente cerca de 2 bilhões de sanduiches, sendo que 150 milhões são só no dia 4 de julho, dia da independencia. É o alimento favorito do povo, principalmente pelo fato de ser gostoso,  barato, e de fácil preparo.

A historia do hot dog (nome original), é sem duvidas uma das mais curiosas e interessantes, mas é preciso primeiro falar de seu ingrediente principal. Preparar salsichas é um das mais antigas formas de trabalhar com comida processada, neste caso a carne. A tradicional salsicha alemã foi criada na cidade de Frankfurt, mas alguns contestam dizendo que a criação é de um açougueiro alemão, que vivia em Coburg na Alemanha, chamado Joahann Georghehner, e que só tempos depois ele viajou para Frankfurt e promoveu o produto.


O que se sabe sobre a criacão do hot dog, é que foi uma invenção americana por um imigrante alemão. Existem duas vesões, a primeira conta que um deles começou a vender na Bowery em NY as salsichas junto com um “mil roll”, um pãozinho comprido e com leite na composição, e chucrute, o que até hoje acompanha. A outra história conta que em 1871, um açougueiro alemão chamado Charles Feltman, abriu em Corney Island (bairro de NY), o primeiro carrinho de cachorro quente, e vendia também em um pão de leite.

O nome “hot dog”sempre despertou atencão nas pessoas, pelo fato de ser inevitável imaginar ao pé da letra. Os imigrantes alemães trouxeram para os EUA não só a salsicha, mas também cães da raça ‘dachshund’, conhecido também como “bassê”. O nome surgiu então, pelo fato do cachorro possuir um corpo comprido e fino, semelhante ao formato da salsicha.


Facil de comer e barato, o hábito de comer cachorro quente foi se desenvolvendo. Em todo o mundo,  o hot dog é feito de diversas maneiras de acordo com a região. Em NY, a salsicha pode vir grelhada ou cozida em água, sendo que o tradiconal hot dog leva chucrute, mostarda e ketchup, e faz parte do dia a dia do cidadão, até por ser um simbolo do país.  No Brasil, é possivel encontrar desde os mais simples e tradicionais, até aqueles com pure de batata e carne moida.

*Anualmente no dia 4 de julho em NY, acontece a mais importante competição para ver quem come mais hot dogs em 10 minutos. [fonte]

Nenhum comentário :

Postar um comentário