terça-feira, 11 de junho de 2013

Quantas Pessoas Já Viveram Na Terra?





  
Hoje, o nosso planeta conta com uma população estimada em cerca de 7 bilhões de habitantes. Mas, se considerássemos todos os seres humanos que já passaram sobre a face da Terra desde o surgimento do Homo sapiens, há 50 mil anos, quanta gente teria vivido neste mundo?

O pessoal do Population Reference Bureau decidiu calcular quantas pessoas já habitaram o nosso planeta, considerando os dados disponíveis — e muitas estimativas — sobre o crescimento populacional global. Essas informações foram obtidas através da seleção do tamanho da população em diferentes períodos (da antiguidade até os tempos modernos) e, depois, aplicando-se os prováveis índices de nascimentos para cada período.

Considerações Importantes

O cálculo está baseado em estimativas aproximadas, e chegar até ao número de habitantes total é bem complicado. Para começar, não é tão simples assim determinar exatamente quando os humanos surgiram na Terra, pois essa questão, como você sabe, ainda é debatida. Contudo, como o tamanho da população na pré-história era bem limitado em comparação com o atual, essa questão acaba tendo importância limitada.

Outra complicação é que só existem registros estatísticos significativos referentes à população mundial há 2 ou 3 séculos, e até meados do século 18 poucos governos realizavam censos precisos. Portanto, todas as estimativas relacionadas com a antiguidade foram feitas com base em registros relacionados a grupos que pagavam impostos ou indivíduos alistados em serviços militares, por exemplo. Neste caso, a margem de erro pode ser bem maior.

Total Estimado

Mais aspectos críticos levados em consideração foram a expectativa de vida e a mortalidade infantil que, como você pode imaginar, também variam bastante ao longo da História. Então, para o cálculo, estimou-se que a expectativa de vida ao nascer provavelmente variou uma média de 10 anos aproximadamente durante a maior parte da história da humanidade, o que significa que cerca de 40% de todas as crianças que já nasceram não viveram mais de 1 ano.

Assim, considerando um índice de crescimento constante até os tempos modernos, os cálculos realizados pelo pessoal do PRB apontaram que aproximadamente 108 bilhões de pessoas nasceram desde o surgimento dos seres humanos. Isso significa que a população atual representa perto de 6,5% de todo o mundo que já viveu aqui na Terra. E você, leitor, esperava que esse número fosse maior? E com respeito à porcentagem, você esperava esse total?

Nenhum comentário :

Postar um comentário