domingo, 22 de dezembro de 2013

Rádio fantasma



Milhares de teorias circulam ao redor da estação de rádio russa UBV-76 – e poucas realmente podem afirmar qual é a realidade desse curioso lugar.

Você já leu algo a respeito da misteriosa estação de rádio russa UBV-76, conhecida por transmitir sons e ruídos ritmados sem alguma lógica aparente? Esse mistério já existe por mais de três décadas e parece estar longe de qualquer explicação – por mais que as teorias sejam muitas. A UVB-76 (também conhecida como MDZhB) é uma estação de rádio de ondas curtas, que transmite na frequência 4.625 kHz e é estudada desde 1982.

Ela se tornou famosa entre os ouvintes por possuir um pequeno e monótono sinal que se repete a uma taxa de 25 tons por minuto durante 24 horas por dia. Aparentemente, nada lógico é dito ou decodificado nessas transmissões – entretanto, raramente os sons são interrompidos por uma voz russa que diz uma sequência de números aleatórios e alguns nomes tipicamente russos (Nikolai, Ivan, Anna e Michail). Claramente, isso é um tipo de código, porém ninguém sabe explicar a real mensagem por de trás dos números e dos nomes.


A estação UVB-76 transmite um som vibrante que dura 0.8 segundo, pausando por 1.3 segundos, e se repete 21-34 vezes por minuto. Durante as décadas que se passaram, algumas mudanças ocorreram no sinal, principalmente no tipo do som repetido. O mais estranho é que a rádio está funcionando atualmente, com suas transmissões incessantes e repetidas. Você pode ouvir um trecho gravado da UVB-76 abaixo:


Parece estranho dizer mas, aparentemente, várias pessoas escutam a UVB-76 e tentam entender as mensagens que são repassadas. As principais especulações giram entorno de militarismo ou de uma base secreta, que mandava mensagens criptografadas aos espiões russos que estavam no exterior. É claro, nada disso foi confirmado até hoje. Durantes as três décadas que a UVB-76 está ligada, a Rússia passou por inúmeras transformações políticas e sociais, porém a estação nunca foi desativada.

O governo russo negou qualquer envolvimento com o caso – contudo, se for algo realmente secreto, eles não iriam querem assumir, correto? Entre as outras teorias, algumas pessoas dizem que a estação não quer dizer absolutamente nada e só está lá para ocupar o tempo das pessoas. Outros, dizem que o sinal é algo ultrassecreto que só pode ser entendido pelos espiões russos. E você, acredita em qual propósito de existência da UVB-76?


Nenhum comentário :

Postar um comentário