segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A guerra mais curta da história

A Guerra Anglo-Zanzibar, conhecida como o menor conflito da história, começou às 09:00 de 27 de agosto de 1896, e durou entre 37 e 45 minutos.



A Guerra Anglo-Zanzibar começou após a morte do sultão pró-Britânico de Zanzibar, Hamad bin Thuwaini, em 25 de agosto de 1896.
Depois de sua morte, o sobrinho do sultão, Khalid bin Bargash, tomou o poder em um golpe de Estado e rapidamente montou um exército de 2800 homens para defender a sua nova posição.
Este movimento desagradou e muito os Britânicos, que tinham outro sucessor ao trono em mente, Hamud bin Muhammed.
No dia 26 de agosto, Bargash  colocou 2800 homens armados para proteger o palácio e o iate do sultão, que estava ancorado em um porto próximo carregado de armas.
Depois de fazer contato com o Exército de Zanzibar, comandado pelo general Lloyd Matthews, um ex-tenente da Marinha Real, os Britânicos acabaram cercando o palácio real por terra e mar.
Às 8:00 de 27 de agosto, um ultimato foi emitido para que Bargash desocupasse o palácio dentro de uma hora ou hostilidades começaria. Não tendo recebido qualquer resposta, os navios Britânicos abriram fogo contra o palácio às 9:02 da manhã.
O iate do sultão foi rapidamente afundado, forçando Bargash a recuar. Ele fugiu do palácio procurando asilo no Consulado Alemão. Depois de aproximadamente 45 minutos, o bombardeio acabou.
Com Bargash removido, Hamud bin Muhammed tomou o poder. Em grande parte de uma marionete Britânica, Hamud pôs fim à escravidão em Zanzibar e governou até sua morte em 1902.
Depois do término da luta, os Britânico insistiram para que os Alemães entregassem Bargash. Um incidente internacional foi evitado quando Bargash escapou no dia 02 de outubro.
Ele foi finalmente capturado pelos Britânicos em 1916 e exilado em Seychelles. Ele retornou à Africa e morreu em Mombasa em 1927.

Fonte: http://molhoingles.com/guerra-mais-curta-da-historia/

Nenhum comentário :

Postar um comentário