segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Grandes foras da lei do velho oeste

Sam Bass (1851-1878) 


Nomeado deputado pelo xerife W.F. Eagan, Sam Bass preferiu entrar de cabeça no mundo do crime. Nascido em Indiana, se mudou para uma pequena cidade chamada Deadwood, aonde gastou toda sua grana com bebidas e prostitutas. Tentou tocar um bar por um tempo, mas acabou falindo o lugar com jogatinas sujas e bebendo todo o estoque. Não satisfeito, formou uma gangue e assaltou um trem da Union Pacific, roubando 60 mil dólares. O que Bass não contava era ter um informante em sua gangue, que acabou dedando-o aos Texas Rangers. Bass foi morto a tiros numa tentativa de assalto a um banco em Round Rock, Texas. Morreu poucos dias antes de completar 27 anos de idade.

Billy The Kid (1859-1881) 


Sua vida de crimes teve início em Silver City (Novo México), aos 15 anos de idade. Andante, sem rumo, Billy The Kid (nome verdadeiro: Henry McCarty, nascido em Nova York) foi um dos mais temidos nomes do oeste selvagem. No dia 17 de agosto de 1877, matou “Windy” Cahill em um duelo dentro de um saloon. Um ano mais tarde, Billy e mais cinco carrascos fizeram uma violenta emboscada contra o famoso xerife William Brady, na cidade de Lincoln, assassinando-o sem piedade. Billy foi morto aos 22 anos pelo xerife Pat Garrett, após um intenso duelo realizado no dia 14 de julho de 1881, dentro de um quarto escuro em uma velha casa militar.

Butch Cassidy (1866-1937) & Sundance Kid(1861-1957) 


Dois dos grandes assaltantes do Oeste. Foi sob influência do cowboy Mike Cassidy, que Butch (nome verdadeiro: Robert Leroy Parker) aprendeu todos os truques necessários para cair na vida do crime. Roubou diversos bancos em Denver e Telluride. Após ficar dois anos preso na Wyoming State Prison, Cassidy entrou na História do crime ao formar um grupo de cinco carrascos, tendo Sundance Kid entre eles. O quinteto devastou bancos e trens de diversas cidades, tendo promovido um grande assalto na First National Bank em Winnemucca (Nevada), no ano de 1901. Roubaram mais de 30 mil dólares e permaneceriam foragidos por anos a fio. Dentre as lendas, costuma-se falar que a dupla se escondeu em um rancho na Argentina.

The Dalton Gang (1890-1892) 


No mundo do Velho Oeste, uma das gangues mais lendárias foi a dos irmãos Dalton. Sua história é bastante atípica: Grat fazia parte dos U.S. Marshals; Bob era chefe da Polícia e Emmett era deputado. Homens dentro da Lei que acabaram partindo para a vida de roubos de trens e bancos, em uma jornada sangrenta que durou dois anos. A família Dalton veio do condado de Jackson, Missouri. Seus pais eram Lewis, dono de um saloon em Kansas e Adeline Younger. Entre maio de 1891 e julho de 1892, os irmãos Dalton, escoltados por outros cinco carrascos, roubaram quatro trens em solo indiano. Após um tiroteio em frente ao First National Bank da cidade de Coffeyville (Kansas), Grat e Bob morreram baleados, juntamente com os comparsas Dick Broadwell e Billy Powers. Emmett sobreviveu aos 23 tiros que levou, mas permaneceria 14 anos preso na penitenciária de Lansing (Kansas), até morrer aos 66 anos de idade. Os únicos sobreviventes da Dalton Gang foram Bill Doolin, “Bitter Creek” Newcomb e Charlie Pierce, nenhum deles presente no tiroteio em Coffeyville em 1892.

John Wesley Hardin (1853-1877) 


Um dos mais famosos, brutais e rápidos atiradores, tendo matado entre 30 e 40 pessoas no decorrer de sua vida curta. Filho de um ministro da Igreja Metodista, Hardin cometeu seu primeiro crime aos 11 anos, quando apunhalou um garoto da mesma idade. Mas foi aos 15 anos que caiu de cabeça no crime: após matar um escravo de uma fazenda, fez uma emboscada e matou três soldados que o tentaram levar pra cadeia. Foi procurado “Vivo ou Morto” por todo o Oeste, em cartazes que diziam dar recompensa de até 4.000 dólares. O atirador foi morto aos 24 anos por membros dos Rangers, na cidade de Alabama.

Tom Horn (1860-1903) 


Caçador de recompensas, vigia dos Apaches, detetive dos Pinkerton (uma das famílias mais célebres do Velho Oeste), vaqueiro e detetive em diversas guerras. Lutou também pela Spanish American War com os Rough Riders, tendo sido um dos principais nomes na captura de Gerônimo, por causa de seu espanhol e apache fluentes, e por também ser um ótimo cowboy de rodeio. Em 1901, Horn matou por engano um garoto de 13 anos, após um serviço contratado pelo rancheiro John Coble. Tempos depois, o xerife Joe LeFors ouviu Horn confessando o assassinato, completamente bêbado. Foi preso e condenado à execução. Na espera, Horn escreveu sua autobiografia e tentou escapar algumas vezes, sem sucesso. Foi enforcado na cidade de Cheyenne (Wyoming), em 1903, dividindo opiniões: alguns o consideravam inocente do crime.

Irmãos James – Frank James (1843-1915) eJesse James (1847-1882) 


Dois dos mais famosos bandidos da História do Velho Oeste, os irmãos James vieram de Missouri e tiveram longas carreiras como bandidos e assassinos. Participaram ativamente da Guerra Civil Americana, lutando do lado Sul. Frank se juntou ao Raiders Quantrill e Jesse ao Bloody Bill Anderson’s Rebels. Juntos, os dois grupos aterrorizaram vilas anti-escravidão e soldados da União. Foi nessa época que os James aprenderam diversas técnicas que usariam como bandidos. Após o fim da guerra, os irmãos roubaram um banco em Liberty, no dia 13 de fevereiro de 1866. Mataram inocentes, e a dupla viraria The James Gang com a entrada de Cole Younger e seus irmãos. Assaltaram diversos bancos de Iowa para Alabama e do Texas. A partir de 1873, passariam a assaltar diligências, trens, lojas e até indivíduos. Em setembro de 1876, um frustrado assalto ao First National Bank of Minneapolis acabou levando Cole Younger e seus irmãos para a prisão. Os James fugiram, e fizeram história em Nashville e Tennessee durante longos três anos, até que suas cabeças foram postas ao tentador prêmio de 5 mil dólares cada um. Robert Ford, membro da gangue dos James, matou Jesse com um tiro na cabeça no dia 03 de abril de 1882. Meses depois, Frank se entregaria. A história do assassinato de Jesse James pode ser vista em dois clássicos filmes: “Lenda de Uma Era Sem Lei” (1939) e o recente “O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford” (2007), com Brad Pitt na pele do bandido.

John Ringo (1850-1882) 


Chamado de “Rei dos Cowboys”, Ringo tornou-se célebre por seu envolvimento com a gangue Clanton, autores de um famoso tiroteio ocorrido em Ok Corral, em Tombstone, Arizona. Ringo tinha fama de ser mal-humorado, ranzinza e ficava agressivo quando bêbado. Seu primeiro crime grave aconteceu em 25 de setembro de 1875, quando matou um tal de James Cheyney. Após uma carreira como bandido, que varreu a cidade de Tombstone, Ringo foi achado morto em 14 de julho de 1882, debaixo de uma grande árvore em West Turkey Creek Valley, com um buraco de bala na têmpora direita e uma saída na parte de trás da cabeça.

Henry Starr (?-1921) 


Um dos mais notáveis ladrões de banco, Starr roubou mais de 20 bancos e nunca matou uma pessoa. Serviu 18 anos de prisão, e era conhecido como um prisioneiro modelo. Era charmoso e educado, o que lhe dava fama de um bandido “bonzinho”. Até mesmo entre a polícia e o presidente, Teddy Roosevelt, Starr era visto com outros olhos. Seu primeiro assalto foi em 1893. Pouco tempos depois, tentou se afastar da bandidagem ao se casar, mas não deu muito certo: juntou-se com Kid Wilson e, juntos, roubaram um total de 14 bancos. Em 1915, ao tentar assaltar um banco em Stroud, Oklahoma, Starr foi ferido no braço e preso. Após sua libertação, escreveu uma autobiografia onde escreveu que o crime era o único caminho que conhecia. O bandido morreu no dia 22 de fevereiro de 1921, quatro dias depois de WJ Myers, dono de um banco que estava sendo assaltado, ter atirado. Myers escondia uma espingarda dentro do cofre.

Fonte: http://blogdorobertovaz.blogspot.com.br/2012/09/grandes-foras-da-lei-do-velho-oeste.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário