sábado, 21 de setembro de 2013

Verdades e mentiras sobre o chocolate


Quem não gosta de um chocolate?
Tenho certeza que a maioria gosta, então conheça algumas verdades e mentiras sobre o chocolate.


Chocolate engorda

Mentira. Nenhum alimento sozinho faz engordar. É mais fácil engordar com alimentos mais calóricos como o chocolate, mas quem tem uma dieta equilibrada e pratica atividades físicas não engorda por causa de chocolate.

Chocolate diet e light não engordam

Mentira. A única diferença do chocolate diet para o normal é que ele não tem açúcar, mas o número de calorias às vezes é o mesmo. Já o light tem uma redução calórica considerável (pelo menos 25%, por lei), mas não se pode abusar do consumo.

Diabético não pode comer chocolate  

Mentira. Não precisa ser radical, se houver compensação na dieta e acompanhamento médico, o diabético pode comer chocolate, mas além do açúcar ele deve tomar cuidado com a grande quantidade de gordura.   

Chocolate aciona áreas do cérebro relacionadas ao prazer 

Verdade. Chocolate é rico em açucares e gordura, que estimulam a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, que está relacionado às sensações de prazer e bem-estar.

Chocolate vicia

Mentira. Nenhum componente do chocolate leva à dependência química, seu consumo0 diário é uma questão de hábito.

Chocolate amargo á mais saudável que ao leite

Verdade. Tem mais açúcar e maior quantidade de cacau. Os polifenóis presentes no cacau combatem os radicais livres.

Chocolate branco é mais calórico

Incerto. O chocolate branco tende a ter mais açucares e não tem tantos polifenois quanto o chocolate escuro. No entanto, não é a cor que determina os valores nutricionais, já que há chocolate branco light, por exemplo. É bom salientar que o chocolate branco é produzido com a manteiga do cacau, encontrado na semente do fruto.

Chocolate combate o envelhecimento

Incerto. São necessárias mais pesquisa. É uma especulação científica que os polifenois combatem o envelhecimento. Eles têm poder antioxidante, mas não se sabe ao certo a quantidade. Além disso, há outras fontes de polifenois com menor teor de açucares e gordura, como o vinho tinto e o chá verde.

Chocolate causa espinhas

Incerto. Os efeitos do excesso de alimentos ricos em açúcar na pele têm sido estudados, mas ainda não há uma conclusão. O que se sabe é que dietas desequilibradas geram desequilíbrio hormonal e afetam a pele.

Chocolate é afrodisíaco 

Incerto. Tudo que é muito saboroso e dá prazer é afrodisíaco. Faz parte da cultura popular, questão de comportamento. Mas o excesso é um tiro pela culatra, pois a pessoa pode ganhar muito peso.

Fonte: http://www.dilsonbarbosa.com.br/noticias/portal-da-saude/1466/+Verdades+e+mentiras+sobre+o+chocolate

Nenhum comentário :

Postar um comentário