sábado, 10 de agosto de 2013

Socialismo é bom?



Ta certo que o capitalismo não é lá essas coisas, mas veja como esse professor de economia convenceu seus alunos que o socialismo não funciona.

Um professor de economia em uma universidade americana disse que nunca havia reprovado um só aluno, até que certa vez reprovou uma classe inteira.

Esta classe em particular havia insistido que o socialismo realmente funcionava: com um governo assistencialista intermediando a riqueza ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo.

O professor então disse, “Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas.” Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e, portanto seriam ‘justas’. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um “A”.

Depois de calculada a média da primeira prova todos receberam “B”. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.

Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Como um resultado, a segunda média das provas foi “D”. Ninguém gostou.

Depois da terceira prova, a média geral foi um “F”. As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina… Para sua total surpresa.

O professor explicou: “o experimento socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor. Tão simples quanto isso.”

1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico;
2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber;
3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa;
4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividi-la;
5. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.





21 comentários :

  1. Notem que este é apenas o aspecto econômico do socialismo. Na realidade, o socialismo traz consigo uma série de outros prejuízo: políticos, sociais, morais, intelectuais, espirituais, etc.

    ResponderExcluir
  2. Socialismo é uma furada sem tamanho! Quem duvida disso, só precisa estudar a história dos países que adotaram esse sistema. Todos, sem exceção, afundaram na crise. Vejam Cuba. Um país-favela no meio do Caribe. O melhor mesmo é a boa e velha liberdade econômica/livre iniciativa!!! Os governos do mundo todo deviam parar de encher o saco do povo e deixá-lo trabalhar em paz. Afinal, é o trabalho do povo que sustenta um país (e seu governo...).

    ResponderExcluir
  3. Tá bom... o professor de um país capitalista como os EUA, dizendo que o socialismo não funciona? e vocês, anônimos aí em cima apoiando? CUBA é um país miserável, por que desde que se tornou comunista, os EUA, embargaram esse país de todas as formas de tecnologia, e mercado. Quem apoiou a ditadura em quase todos os países latinos? Que instigou todas essa ditaduras? Esse post não acrescenta nada ao brasileiro, e é uma venda descarada daquilo que os EUA querem de nós, Sermos FREGUESES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto em ( http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=3418 ) mostra a verdade sobre o "paraíso-socialista-tropical" de Cuba. Cuba pode ter relações comerciais com quaisquer outros países do mundo pois o embargo é feito somente pelos EUA. Logo, o problema não é o embargo e sim o próprio sistema político/econômico da ilha. Especificamente sobre a ditadura no Brasil, ela foi terrível, jamais terá minha aprovação. A ditadura militar no Brasil matou, na pior das hipóteses, algo em torno de 500 pessoas em 21 anos! Leiam o artigo: ( http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-mortos-ditadura-mito-realidade/ ) Numa ditadura socialista, isto seria infinitamente pior. Ditaduras socialistas mataram milhões! Repito: nunca apoiei a ditadura brasileira. Mas, dos males o menor.

      Excluir
    2. Anonimo, vc esta equivocado, Cuba mesmo depois do embargo americano, manteve relações comerciais com mais de uma centena de paises. A receita de Cuba com turismo nos ultimos anos foi de bilhões de dólares, mas este dinheiro é desviado para contas dos mandatários cubanos, ao invés de melhorar a qualidade de vida da população. A miséria em Cuba é fruto da ditadura socialista, que controla todos os aspectos da vida do povo cubano, prisioneiro dentro do seu próprio país, isolado por seu governo corrupto, que enriquece suas gordas contas em paraísos fiscais a custa da miséria do seu povo. Antes de falar em apoio dos Eua a ditaduras, você deveria se informar um pouco sobre a Guerra Fria, e a crise dos mísseis cubanos, e talvez entendesse o que ocorreu nos países latino americanos durante aquele período. Graças a "ditadura" citada por você, estamos hoje a utilizar banda larga, e expressamos nossas opiniões na internet de forma democrática e livre. Ou você acredita que se estivesse em Havana estaria digitando suas opiniões livremente?

      Excluir
    3. outro anonimo---que diferença faz viver no brasil....Ricardo vc acha seu pais democrático? eu tenho dó de quem acredita no sistema politico brasileiro , a diferença entre o psdb , pt , pmdb...são os atores são todos programas do mesmo canal todos funcionam como um grande cartel onde cada um defende uma bancada e um grande grupo de interesse ....se o socialismo é bom...vc talvez acredite na midia e vote no pt ou mesmo no psdb...enfim vai dizer que o brasil cresceu bla bla bla....mas ao mesmo tempo em que hj temos menos pessoas na miséria a riqueza do 1% aumenta varias vezes mais...então é triste viver num pais tão alienado onde as pessoas acreditam que democracia é poder apontar na cara de qualquer politico e dizer que ele é um FDP mas se tivesse a oportunidade de estar lá ...no geral o discurso muda....CAPITALISMO também é isso guerra de classes nos bancos vc gasta td seu salário eles vivem do motor ....comandam....

      Excluir
  4. Bom de longe o que vimos até agora é um arremedo de socialismo,pseudosocialismo ou qualquer outra coisa,leve em conta os bloqueios comerciais encabeçados pelos USA e parte da Europa,depois tem a parte que pega a de se ruma utôpia devido que par ser completa e não uma ditadura disfaçada precisa ser aceita e praticada,as pessoas precisariam ser todas comprometidas,autruistas honestas,pensar no próximo,deixar de materialista,entôsis por isso é utópico,sabemos que a maioria é egoísta materialista apático e que se F&da o próximo!

    ResponderExcluir
  5. O Brasil caminha a passos largos para esta realidade.Eu ja desisti de produzir e investir em qualquer atividade produtiva.Trabalhar e investir aqui e coisa pra doido , os governos fazem tudo pra nos prejudicar.Se fizermos uma pesquisa junto aos alunos de cursos superiores , vamos descobrir que o sonho da maioria e ser funcionário publico , onde não se produz nada.Pra piorar as coisas , nao temos nenhum partido politico ou outra organizaçao que se oponha de forma clara sobre esta situaçao. NAO TEMOS FUTURO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se produz nada ?? Meu amigo, trabalho na EMBRAPA, sou pesquisador e posso te garantir que mais de 80% de tudo que você enfia na sua boca hoje para se alimentar, seja no almoço, desjejum ou janta vem de alguma tecnologia ou desenvolvimento técnico criado ou melhorado pela EMBRAPA. Hoje somos uma das maiores instituições de pesquisa científica no Brasil, me mostre UMA instituição privada que tenha mais pesquisa que nós, tanto quantitativamente quanto qualitativamente.... Em muitos casos até somos alvos de espionagem industrial por partes de instituições privadas que querem lucrar e roubar algum estudo já em fase avançada. Estudei e dediquei anos da minha vida para poder estar aqui hoje, então não venha me dizer que não produzimos nada, basta só você olhar para sua mesa e verá tudo que fazemos e desenvolvemos aqui é para o bem da nação.

      Excluir
    2. Gente quanta sandice desse professor, como agir dessa forma ingenua com os alunso. Eu se fosse aluna dessa escola saia fora, isso não é professor. O Socialismo não é e unca foi iso que le fez. E por isso que cada vez mais eu detesto os EUA, tem gente que deixa de estudar no Brasil, pra ouvir uma bobagem dessas. O que é pior ainda pagam.Prefiro estudar em meu pais.

      Excluir
  6. Duro é confundir SOCIALISMO com COMUNISMO....

    ResponderExcluir
  7. O que esses idiotas de esquerda não percebem é que o socialismo pode ser um regime tão opressor e canalha quanto o capitalismo e vide anos de governo Lula, continuado pela Srª. Rousseff, repleto de escândalos de corrupção. Na realidade, os ditos "esquerdistas" são oposição até chegarem ao poder; quando o fazem, são tão sujos e corruptos quanto os que antes condenavam e eis nisso a mais pura essência da hipocrisia! O capitalismo pode não ser perfeito, mas prefiro isso ao socialismo de merda defendido por estes mentecaptos de esquerda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoiado!!!! Falou pouco mas disse tudo!!!

      Excluir
    2. isso é verdade sim,e no capitalismo apesar de um governo corrupto, ele tem fim depois de um tempo,não é essa coisa eterna de cuba ou coreia por exemplo, que sai um e fica o irmão ou o filho, aqui pelo menos sabemos que podemos trocar depois de alguns anos.podemos até por um piór mas trocamos.

      Excluir
  8. cara, isso é uma ideia completamente equivocada de socialismo... é óbvio que a experiência proposta pelo professor não daria certo, você não pode recompensar aqueles que não trabalham com o mesmo que aqueles que trabalham.
    A ideia do socialismo (que foi mais tarde distorcida) é a diminuir a diferença entre o salário do trabalhador comum (vulgo peão) e o empresário (vulgo pomposo), e meio que obriga todos a realmente trabalhar...
    Não é o sistema perfeito é claro (se fosse os problemas que ocorreram e a brecha pra deturbar seus conceitos) mas também não o é o capitalismo.

    ResponderExcluir
  9. todos os seres humanos são competitivos e qdo não há recompensa pelo seu esforço ele (o ser humano) não se sente motivado em conquistar .....me desculpem NÃO ao SOCIALISMO NÃO ao COMUNISMO.....e que os impostos cobrados na democracia sejam sim revertidos para a comunidade em geral eu disse REVERTIDO PARA A SOCIEDADE EM GERAL.... e não para uns poucos safados......
    cuidado pois o Brasil é um país melancia ....VERDE POR FORA E VERMELHO POR DENTRO....

    ResponderExcluir
  10. O CAPITALISMO NÃO É UM SISTEMA DE GOVERNO.
    O SOCIALISMO/COMUNISMO É SIM UM SISTEMA OU REGIME DE GOVERNO, ONDE O DITADOR QUEM DISSIDE TUDO, ANULANDO AS INDIVIDUALIDADES.
    O BRASIL NÃO CONHECE O CAPITALISMO OU O COMUNISMO/SOCIALISTA.
    O REGIME ATUAL NO BRASIL É O CLÉPTOCRATA/LULO/PETISMO. OU SEJA REGIME DA ROUBALHEIRA INSTITUIDA.

    ResponderExcluir
  11. O PIOR É QUE ADORAM OS SÍMBOLOS SOCIALISTAS. FOICE E MARTELO E A IMAGEM DO CHÊ GUEVARA.
    TAMBÉM PODERÍAMOS, SEM PROBLEMAS ADORAR A SUÁSTICA NAZISTA E A IMAGEM DE ADOLF HITLER, POIS SÃO REPRESENTANTES DE REGIMES GENOCIDAS.

    ResponderExcluir
  12. O socialismo como sistema político e econômico de governo, só existiu e existe ainda em países com governos totalitários. Isto significa que não há nenhum tipo de liberdade individual ou direitos de cidadãos assegurados em lei ou carta magna (constituição)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atenção incautos, nunca houve socialismo no mundo, essa é uma utopia que nunca se consolidou. Se é totalitario não é socialismo. No capitalismo pensamos que somos livres, mas não somos, é um falsa liberdade, todos controlam todos,seja ideologicamente ou socialmente. A ideia de democracia nos países capitalista é fundada no liberalismo, uns são mais iguais que outros, basta que tenha dinheiro. Vices acham bom um modo de produção, que expropria , espolia e explora o trabalho alheio. Que democracia é essa. Pensamos que somos livres.

      Excluir